Ver todos >

Spin Lab

Uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo é a criação de espaços informais de laboratório que permitem a qualquer pessoa, com diferentes níveis de conhecimento, construir as suas ideias. Em Óbidos levámos este desafio um pouco mais longe e inovamos na forma como projetamos o conceito. Queremos que seja sustentável, adequado às necessidades da comunidade e pioneiro na forma e nas áreas que trabalha. Assim nasce o SPIN Lab, que tem como missão ser um espaço de encontro da economia convencional com as novas tecnologias.

O SPINlab permite a pré-industrialização de projetos, através da sua oficina de hardware e mecatrónica (mecânica + eletrónica), que está a nascer no antigo edifício dos Bombeiros de Óbidos. Por definição, faz todo o processo entre o laboratório e o mercado. Um projeto empresarial parceiro do Parque Tecnológico de Óbidos, no campo da mecânica e eletrónica, mas que também trabalha a biologia e a física aplicada. Será dividido em três áreas: o Biolab, o Agrolab
e um Laboratório de Mecatrónica.

 > Biolab – União do Biolab com os recursos da mecatrónica permitem, por exemplo, a criação de sensores biométricos para a agricultura.

> Mecatronic – Oficina, que junta a informática, a eletrónica e a mecânica. Serve de apoio na engenharia e industrialização do produto, bem como na própria fabricação em série. Será aberta a todos os empresários: agricultores, operadores turísticos, industriais e estudantes, todos aqueles que procuram novas soluções para os seus desafios.

> Agrolab é o terceiro elemento do SPIN Lab. Vai permitir desenvolver e aplicar novos métodos na área agrícola, como ensaios de cultivo, ensaios de conservação ou análises de fitofarmacêuticos, entre outras.

> Media Lab – O conceito de Media Lab atual é usado em espaços, eventos, ou organizações nas áreas dos novos media, da cultura digital e/ou da tecnologia. Por isso, o Media Lab do Parque Tecnológico de Óbidos é um espaço com uma oferta de recursos, para o desenvolvimento de produtos multimédia das empresas, da comunidade académica e do público em geral, tendo ao mesmo tempo, os recursos básicos necessários para a criação de apresentações digitais de qualidade.

> 3D Lab – Ou Laboratório de Fabricação, um local onde se podem construir ideias em volumes de 1, 2 ou mais peças. O exemplo vem do Massachussets Institute of Technology (MIT). No mesmo local temos ferramentas de prototipagem rápida, como fresadoras de pequeno porte, máquinas de corte, computadores e programação informática. Já sabemos que estruturas semelhantes existem na região e estabelecemos pontes com instituições com cursos profissionais que detêm um conhecimento nestas áreas. Que tipo de coisas se podem fazer? Quase tudo: dispositivos, maquetas,  artísticas e produtos finais. Depois é só registar a patente.