Ver todos >

Equipamentos Públicos

Para além de proporcionar condições para as ideias e projetos crescerem, o Parque Tecnológico de Óbidos pretende ser uma área aberta a toda a comunidade e onde a conceção da oferta pode ser partilhada por todas as pessoas que quiserem dar o seus contributo. Este é um espaço de lazer, onde será possível praticar desporto, usufruir de áreas verdes e ensombramentos, fazer pic -nic’s, entre outras atividades. Estão previstos um conjunto de pequenos equipamentos desportivos, onde a base de construção assenta no Eco-design.

O projeto urbano do parque é hoje um laboratório de pequenas iniciativas de placemaking, que têm como objetivo a evolução para um conceito de campus criativo e tecnológico, que já inclui equipamentos como:

> Court de ténis;

> Pump Track: pequena pista com saltos iguais aos do BMX, mas com proporções menores. Os obstáculos são dispostos  mais próximos uns dos outros, com a função de criar “linhas”, para favorecer a manutenção da velocidade do ciclista. Para andar nessas pistas, o ciclista deve estar na  bicicleta, sem pedalar (daí o nome), ganhando velocidade durante a transposição dos obstáculos;

> Áreas públicas de lazer com zonas verdes;

Para o futuro, temos previsto a concretização dos seguintes equipamentos, para reforçar este conceito:

> Circuito técnico BTT: na área não loteada, iremos aproveitar as características do terreno, criando áreas lentas, rápidas, sinuosas para a prática da modalidade por todos, desde crianças a jovens e adultos sem experiência;

> Horta comunitária: o Parque Tecnológico de Óbidos lança o desafio às empresas e à comunidade para criarem uma horta comunitária, desenvolvendo para isso soluções que permitam o abastecimento de água, fertilização de solos e apoio técnico na produção. Avisamos, desde já, que o nosso solo é um desafio até mesmo para os mais corajosos!

> Circuito de manutenção – área segura para pedestrianismo e ciclismo;

> Quadra de areia para praticar vólei e futevólei;