• Lista de empresas
  • Ver todos >

    Áreas Estratégicas

    > TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    As TIC são, sem dúvida, uma das áreas mais importantes do do Parque Tecnológico. O desenvolvimento de software e soluções tecnológicas integradas são uma das dimensões mais atraente para as empresas. A existência de diversidade de empresas permite o desenvolvimento de parcerias e sinergias, o que garante uma grande flexibilidade na gestão de projetos. O Parque é, cada vez mais, um talent magnet da região, concentrando pessoas e competências em áreas menos vulgares fora dos grandes centros urbanos.

    > AGROTECNOLOGIAS

    As tecnologias para a agricultura são uma das principais geradoras de emprego e de lucro em todo o mundo. Caraterizadas por matérias-primas que são na sua maioria perecíveis, variáveis em qualidade e nunca uniformemente disponíveis, o setor está também sujeito a um controlo rigoroso de segurança do consumidor, qualidade do produto e proteção ambiental. Métodos de produção e de distribuição tradicionais estão a ser substituídos  e as ligações entre as empresas dos agronegócios, os agricultores, os armazenistas e outros atores da cadeia de valor, são cada vez mais importantes, tendo o Parque Tecnológico de Óbidos assumido a tarefa de ajudar a melhorar as suas políticas e estratégias de competitividade, incluindo a uma melhor coordenação e articulação entre todos os intervenientes: produção de materiais e de eventos de formação e divulgação, em particular entre os pequenos agricultores e gestores de empresas que necessitam de capacitação técnica, de gestão e de planeamento dos seus negócios. A nossa intenção é de que os agronegócios passem a ser vistos não apenas como economicamente importantes, mas como uma parte crítica da sociedade.

    > TECNOLOGIAS PARA O BEM-ESTAR E SAÚDE

    Devido à atual conjuntura económica, é fundamental a promoção, a todos os níveis, do bem-estar humano e a da sua capacidade de adquirir ferramentas positivas que permitam a um indivíduo funcionar da melhor forma em sociedade, atendendo às dificuldades da vida quotidiana. Podemos alcançar este ideal com novos empreendimentos empresariais, que se regem pelo lucro, mas que o fazem numa prespectiva de bem social. Estamos a trabalhar para concretizar, muito brevemente, um espaço onde isto será possível, no Convento de São Miguel das Gaeiras.

    > TURISMO E TECNOLOGIA

    O setor do Turismo cresceu e tornou-se um dos pilares da economia global, impulsionado pela cooperação política e a mudança social, alcançando avanços tecnológicos significativos, tanto em comunicações como em infra-estruturas. Os termos inovação e tecnologia tornaram-se parte do discurso do turismo global, uma vez que ambos são fundamentais para melhoria dos negócios e da competitividade dos destinos e, como tal, para a melhoria da experiência do turista. As nossas empresas vão continuar a ter o nosso apoio para encontrarem soluções que sirvam para reduzir tempo e dinheiro, num caminho cada vez mais diferenciador na personalização de produtos e serviços nesta área.

    - TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA

    Políticas de desperdício de energia, o uso excessivo de recursos, falta de abastecimento de água, a mudança climática global e a destruição da nossa floresta, são apenas algumas das questões que consideramos fundamentais e que precisam de ser abordadas para se conseguir alcançar uma existência mais sustentável no nosso planeta. Para o Parque Tecnológico de Óbidos são áreas estratégicas, para as quais é necessário continuar a apoiar as iniciativas empresariais faciliadoras do trabalho fundamental da preservação ambiental, nas áreas da eficiência energética, mobilidade sustentável e de baixo carbono.

    > ARQUITETURA, DESIGN E MEDIA

    O Parque, desde a primeira hora, procurou sempre ter uma ligação especial com as indústrias criativas, sempre em diálogo com a tecnologia e a economia digital. Nesse sentido,  áreas como a arquitetura, design e media, pela sua transversalidade, são muito importantes para o enriquecimento criativo do nosso cluster.