• Lista de empresas
  • Ver todos >

    Educação e Talento

    Os maiores desafios para as empresas e territórios passam por encontrar profissionais com as competências necessárias para as suas atividades ou com um perfil evolutivo que permita acompanhar o percurso da economia. Em paralelo, temos também o desafio de ativar comunidades locais em redor das novas tecnologias e aumentar a sensibilidade à inovação e criatividade.  Ciente destes desafios o Parque Tecnológico de Óbidos tem em curso projetos que lhes respondem, formando crianças, jovens e adultos para a sociedade digital. Trabalhamos com as Escolas d’Óbidos no aperfeiçoamento de programas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), no apoio a cursos profissionais de programação e gestão de redes e através dos nossos próprios projetos de formação como a Academia deCode, que, desde 2016, ensina programação e robótica a crianças desde os 6 anos de idade.

    Em simultâneo temos em funcionamento o programa My Machine, que é um exemplo de como se pode estimular competências criativas em crianças e jovens envolvendo todos os níveis de ensino, desde o básico ao profissional até ao ensino superior. Neste projeto, propriedade de uma fundação belga e gerido em Portugal pelo Parque Tecnológico de Óbidos, as crianças de Óbidos desenham uma máquina dos seus sonhos, que a Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria transforma em desenho técnico e depois a escola profissional do CENFIM, de Caldas da Rainha, constrói as máquinas em parceria com o Parque.

    O Parque tem ainda com frequência programas de requalificação profissional para a área da programação, com entidades como o IEFP ou outras, que já permitiram a cerca de 50 pessoas terem uma nova oportunidade de carreira. Em simultâneo, prestamos apoio às empresas na atração e descoberta de talentos, através da ativação das instituições de ensino superior e profissional que são nossas parceiras.