Ver todos >

CENCAL e Parque Tecnológico arrancam com formação em Programação

colhido-vista-maos-digitando-laptop_1262-3196O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica de Caldas da Rainha, em parceria com o Parque Tecnológico de Óbidos, arranca em janeiro com o curso de Programador Informático.

Esta ação, inteiramente gratuita, tem como objetivo qualificar adultos na área da programação informática, dotando-os de competências para realizar análise de sistemas e gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene, saúde no trabalho e proteção do ambiente.

No decorrer do curso estão previstas ações complementares como workshops sobre linguagens de programação ou visitas às empresas do Parque Tecnológico de Óbidos, sendo que, no final, existirá a possibilidade de os formandos realizarem estágios nessas mesmas empresas.

A formação decorre de 15 de janeiro a 12 de novembro de 2018 no CENCAL  - Caldas da Rainha. Todos os interessados deverão ter no mínimo 18 anos, o 12º ano de escolaridade completo, e encontrar-se em situação profissional de desemprego.

A área de Programação Informática atinge hoje uma das mais elevadas taxas de empregabilidade no nosso País, em contraponto com o número de programadores especializados existentes.

Segundo números avançados já este ano, a carência destes recursos em Portugal atingirá os 40 mil. Em 2020, a Comissão Europeia estima que fiquem por preencher em Portugal cerca de 15 mil vagas no setor das TIC. Na União Europeia, o número atingirá as 913 mil vagas.

As inscrições para o curso de Programador Informático decorrem até 07 de dezembro de 2017. Deverão ser feitas diretamente no CENCAL ou online em www.cencal.pt.