Ver todos >

MyMachine Portugal com sede e coordenação em Óbidos

MyMachine Óbidos passa a MyMachine Portugal - Arquivo MOO MyMachine, um projeto que visa promover a criatividade na Educação e que recentemente contou com a entrada do município de Vila Nova de Famalicão para a rede nacional, terá a sua sede e coordenação em Óbidos.

O MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, estando implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul e na cidade de Oklahoma – Estados Unidos).

A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, para pensarem o território, definirem claramente um problema ou necessidade que identifiquem, e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

A metodologia é igualmente simples e divide-se em três etapas: ideia, design e construção do protótipo. É um projeto singular, porque envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas” (pensadas na fase da “Ideia”). À criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, junta-se-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.

Em Portugal desde 2014, Óbidos foi, até ao momento, a única região a desenvolver o projeto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo Caldas da Rainha. Em Óbidos, o MyMachine tem sido um impulsionador de uma estratégia concertada que liga empresas, o Parque Tecnológico, o município, universidades, e outras organizações às escolas.

Este ano letivo, com a entrada de Vila Nova de Famalicão para a rede nacional, é criado o MyMachine Portugal, que terá a sua sede e coordenação em Óbidos. Ana Sofia Godinho, do município de Óbidos, ficará com a coordenação nacional do MyMachine Portugal, articulando e apoiando todo o processo de implementação do projeto em Vila Nova de Famalicão e articulando com fundadores através da MyMachine Global Foundation.

Com o objetivo de expandir o MyMachine para outras zonas do País, ficará também responsável pela divulgação e implementação do projeto noutras regiões de Portugal, bem como com a articulação com os fundadores do projeto.