Ver todos >

Alunos vão construir rádios e comunicar com fragata da Marinha Portuguesa

IMG_5532Um grupo de 17 alunos do 3º Ciclo e Secundário das escolas de Óbidos vai estar connosco esta quarta-feira, 28 de março, a construir rádios feitos com latas de conservas.

Quando terminados, estes rádios vão dar aos alunos a oportunidade de estabelecer contacto, em código Morse, com a Fragata D. Fernando II e Glória, navio museu que, especialmente para este dia, vai ativar os seus equipamentos de comunicação (contando, para o efeito, com a colaboração de radiotelegrafistas da Marinha Portuguesa).

No Parque Tecnológico de Óbidos, esta atividade, aprovada pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, vai contar ainda com o apoio do Núcleo de Radioamadores da Armada – do qual faz parte António Matias, CEO da Gadget Priority, empresa do Parque Tecnológico -, que vai participar nos testes de receção (marcados para as 12h00).

Esta atividade com os alunos das escolas de Óbidos insere-se no programa de atividades “Férias Ativas da Páscoa”, dinamizado pelo Município de Óbidos, programa Óbidos+Ativo, Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, Fábrica da Criatividade e Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.